sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Investigadores portugueses descobrem que falta de androgénios “envelhece” tecido do pénis.



Um grupo de cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto descobriu que a redução dos níveis de androgénios nos homens provoca alterações estruturais no tecido do pénis semelhantes às que ocorrem durante o envelhecimento, podendo originar disfunção erétil. Os investigadores chegaram a esta conclusão depois de compararem o tecido do pénis de três grupos de homens: jovens, idosos saudáveis e jovens saudáveis mas com níveis reduzidos de androgénios.
Depois de realizados os estudos laboratoriais, os investigadores concluíram que o tecido peniano neste grupo de homens apresentava maior semelhança estrutural com o tecido dos indivíduos idosos do que com o dos outros jovens.
Os cientistas explicam que os níveis de androgénios observados naquela população específica são muitíssimo reduzidos, sendo natural que os efeitos observados no tecido do pénis sejam acentuados. No entanto, “a partir destas conclusões, podemos admitir que qualquer redução da produção de androgénios deve ser tratada logo que possível”, conclui a investigadora.
A obesidade também deve ser alvo de tratamento precoce, “porque se sabe que os homens com excesso de peso têm maior risco de desenvolverem hipogonadismo, já que tendem a apresentar níveis de androgénios abaixo do normal e níveis de estrogénios aumentados”.
O trabalho em causa foi publicado na conceituada revista científica internacional Age, The Official Journal of the American Aging Association. OM/FMUP

Sem comentários:

Enviar um comentário