quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Designer português vence prémio da agência americana Graphis.



Tendo encontrado a notícia do concurso no site de um designer que visita regularmente, concorreu. Um ano depois, Sérgio Alves é premiado com o Graphis Gold Award na categoria Poster Annual 2012.
A Graphis, que se apresenta como Diário Internacional de Comunicação Visual, recolhe, ao longo do ano, trabalhos enviados por designers de todo o mundo e elege vencedores para várias categorias.
“É a satisfação pessoal de fazer um trabalho e saber que é reconhecido”, afirma Sérgio Alves. O prémio não lhe trouxe nenhuma recompensa monetária, mas encara as participações em concursos como investimentos: “Concorre-se, perde-se dinheiro e ganha-se divulgação”.

O gosto pelo design surgiu no ensino secundário. Depois, entrou para o curso de design gráfico na escola artística e profissional Árvore, no Porto, onde se distingue como melhor aluno de 2009. “Depois não fazia sentido parar”, diz.

O estudante viu já vários trabalhos publicados em editoras e revistas internacionais. Participa em projectos como o Jornal Universitário do Porto e a revista Dédalo, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Também colabora com a revista Drama. Os projectos são muitos, mas “Em geral, dá-se menos atenção aqui do que no estrangeiro”, adianta.

“Habituei-me a ser autodidacta, a estar atento, a trabalhar por mim e a não estar à espera de que as coisas venham ter comigo”. Tem “objectivos a longo prazo” e pensa que a crise não vai ser nenhum bicho-de-sete-cabeças.

Sem comentários:

Enviar um comentário