segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Olimpíadas Ibero-Americanas de Física, XVI edição.



Jovens portugueses obtiveram uma brilhante classificação nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Física, que terminou domingo no Equador, conquistando uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Os cinco estudantes portugueses distinguiram-se na XVI edição das Olimpíadas, na qual participaram 64 finalistas do ensino secundário, de 17 países, que realizaram duas «longas e difíceis provas de Física», uma teórica e outra experimental.

Quem obtiver pontuação acima de determinado valor obtém a medalha correspondente, tendo, por isso, sido atribuídas várias medalhas de ouro.

A medalha de ouro foi para André Calado Coroado (E.S. c/ 3º ciclo do Restelo, Lisboa) e as de prata para Rui Miguel de Oliveira Cordeiro (E.S. Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz) e Shane Miguel Lennon Beato (E.T.L. Salesiana de Santo António, Estoril). Emanuel Ângelo Lopes de Carvalho (E.S. Carlos Amarante, Braga) ficou com o bronze.

Carlos Fiolhais, um dos físicos e divulgadores da ciência mais conhecidos em Portugal, considera que os resultados alcançados, «mais do que revelar uma melhoria nas escolas (secundárias), significam que os jovens estão a ser cada vez melhor preparados» na escola que os treina para as provas, a Quark, a funcionar na Universidade de Coimbra.

«Isto prova que somos tão bons como os melhores de outros países se formos devidamente treinados, que os cérebros portugueses não têm nenhuma diminuição ou deficit em provas internacionais», afirmou o professor catedrático, que em 2008 se tornou no cientista português mais citado em todo o mundo, com um artigo sobre átomos e moléculas.

Sem comentários:

Enviar um comentário